quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Comissão de Saúde e Meio Ambiente discute benefícios ambientais da inspeção veicular

Deputados receberam presidente do Sincopeças nesta manhã
A Comissão de Saúde e Meio Ambiente recebeu em sua reunião ordinária, realizada na manhã desta quarta-feira (10), conforme solicitado pelo deputado Dr. Basegio (PDT), o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Veículos e de Peças e Acessórios para Veículos no Estado do RS (Sincopeças), Gerson Nunes Lopes, que falou sobre o tema "Poluição: Benefícios da Inspeção Veicular".

O convidado lembrou que a prática da vistoria veicular traz benefícios como a redução de poluição do ar e sonora, mas principalmente preserva vidas. “Atualmente, o material particulado, poluentes na atmosfera, em Porto Alegre está em 20 microgramas/m³", disse. "Em São Paulo está medição chega a 90m³, enquanto a Organização Mundial de Saúde preconiza como índice aceitável 25 microgramas/m³”. Segundo ele, morre-se mais de problemas decorrentes do excesso de monóxidos jogados na atmosfera, 12 óbitos diários, do que de malefícios do cigarro, que conta com quatro mortes ao dia.

O dirigente do Sincopeças ainda lembrou que países como Uruguai, Argentina, Chile, Peru e Costa Rica estão implementando a inspeção veicular. “No Brasil, somente Rio de Janeiro e São Paulo estão adotando a vistoria nos veículos. São decorrentes da utilização do automóvel, 97% do monóxido de carbono emitidos na atmosfera.”

A deputada Marisa Formolo (PT), presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, lembrou que a presidente Dilma Roussef apresentou recentemente uma política de incentivo às montadoras de automóveis que investem em tecnologias para diminuir os poluentes. Já o deputado Jorge Pozzobom (PSDB) disse que a poluição deve ser encarada como um problema da fábrica que monta o veículo. “A responsabilidade de arcar com esse custo é do usuário?", perguntou. "Em são Paulo a inspeção custa R$ 58, precisamos ampliar o debate em termos de valores", disse.

Presenças
Estiveram presentes na reunião os deputados Marisa Formolo (PT), Dr. Basegio (PDT), Valdeci Oliveira (PT), Gilmar Sossella (PDT), Maria Helena Sartori (PMDB) e Silvana Covatti (PP).

Texto: Josias Bervanger / ALRS
Foto: Galileu Oldenburg

Nenhum comentário:

Postar um comentário