quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Orçamento 2012: Proposta de Tarso fortalece prioridades dos gaúchos

Saúde, Educação e Segurança são as áreas que concentram a maior parcela de gastos previstos pelo Projeto de Lei Orçamentária Anual para 2012 (PLOA). O documento foi entregue pelo governador Tarso Genro ao parlamento, na quinta-feira (15), no gabinete do presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde.


Para o deputado estadual Valdeci Oliveira, que esteve presente, o LOA garante os compromissos assumidos pelo governo do Estado. “A ampliação de verbas para essas três áreas representam a preocupação do governador com as prioridades dos gaúchos, elencadas nos debates participativos e nas pesquisas de opinião”, afirmou.

Tarso ressaltou que este é o primeiro documento formal de orçamento público do seu governo. “Esse plano orçamentário é o alicerce da nossa atual administração para o cumprimento de nosso programa de governo. É uma peça sólida, séria, com fundamentação teórica, financeira e contábil bem constituída”, concluiu.

A proposta do governo gaúcho projeta um orçamento global para 2012 de 40,2 bilhões de reais. Para a saúde houve um acréscimo de R$ 476,2 milhões, o que eleva o percentual orçamentário de 7,65% para 9,19%. Segundo Valdeci esse é um grande avanço. “Percebe-se um grande esforço do governo na elevação do índice destinado à saúde. Em 2012 os investimentos devem chegar a 9%”, ressalta.

A Educação tem o maior percentual entre todas as áreas. Na comparação com 2011 houve um aumento de 2,72%, resultando em 5,8 bilhões de reais em recursos totais. Para a Segurança Pública estão previstos 145 milhões de reais de ampliação em relação ao último ano.

O PLOA para 2012 será analisado pelas Comissões do Legislativo e após, votado em plenário. O prazo máximo para a sanção da Lei pelo governador é 30 de novembro.

Lei Orçamentária 2012

A construção do Orçamento do Estado para o próximo ano, segundo o executivo, foi discutida durante todo o ano de 2011. Foram realizadas mais de 400 audiências públicas, com a participação de mais de um 1 milhão de pessoas na votação de investimentos para o ano que vem. Além disso, o Plano Plurianual (PPA) Participativo definiu as áreas e programas prioritários para distribuição das verbas públicas estaduais.

A PLOA compreende as receitas e despesas da administração direta e indireta do Estado, seus fundos, órgãos, fundações e autarquias. É elaborado pela Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã. O arquivo na íntegra pode ser acessado no site da Secretaria do Planejamento do Estado: www.seplag.rs.gov.br.

Texto: Sarah Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário