quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Governo do Estado e INSS firmam parceria que garante emprego para pessoas com deficiência


Assinado nesta quarta-feira (31), o termo de cooperação entre o governo gaúcho e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai empregar pessoas com deficiência e adolescentes egressos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase), no órgão Federal. O deputado Valdeci Oliveira (PT) participou do ato, no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini.

O governador Tarso Genro afirmou que o acordo presta atenção na individualidade do ser humano. “Deixo o meu reconhecimento a esse movimento que classifico como uma ‘engenharia institucional’, que sem dúvidas, é a chave para um governo de sucesso”, concluiu.
Para Valdeci, o projeto destaca-se por incluir as pessoas com deficiência no mundo produtivo. “Inclusão social se faz com oportunidade de trabalho para todos. E, por isso, considero a iniciativa do governo do Estado exemplar”, afirma.

Em seu pronunciamento, o presidente o INSS, Mauro Hauschild ressaltou que a previdência não deve se contentar apenas com o pagamento de benefícios, ela também deve atuar preocupada em fazer mais pela sociedade. “ No dia de hoje o INSS e o Rio Grande do Sul iniciam um grande projeto de inclusão social e previdenciária”.

Na primeira etapa do projeto 30 pessoas com deficiência auditiva inseridas no Programa de Oportunidades e Direitos (POD) da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, serão selecionadas para trabalhar com a digitalização de documentos no Centro de Documentação do INSS em Porto Alegre. Um supervisor, 14 preparadores de documentos (para limpeza e recuperação de papéis) e 15 digitalizadores já devem começar a atuar no próximo mês. Os adolescentes da Fase serão capacitados para trabalhar nos quiosques da Previdência nos bairros Centro e Restinga, em Porto Alegre.

O secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira e a deputada Marisa Formolo (PT), representando a Assembleia Legislativa, também participaram do ato.
  

Idosos
Os idosos também serão contemplados pela parceria entre o governo do Estado e o INSS, por meio da ampliação dos seminários que a Federação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas do Rio Grande do Sul (Fetapergs) realiza em todo o Estado. Após o ato, a Fetapergs, junto com o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira e o deputado Valdeci Oliveira (PT), reuniram-se com o presidente do INSS e entregaram uma proposta de qualificação dos seminários.

Texto: Sarah Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário