terça-feira, 13 de setembro de 2011

Luta pelo carvão mineral na matriz energética brasileira chega a Brasília


Deputado Valdeci participa do encontro e defende o mineral como alternativa econômica

Em continuidade à mobilização deflagrada no início do mês, para tentar reverter a exclusão das térmicas a carvão do leilão de energia A-5, três ônibus com parlamentares, mineiros e autoridades da região Carbonífera do Estado foram a Brasília, nesta terça-feira (13). O coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Carvão Mineral Gaúcho, deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), foi a Brasília e participou da audiência pública presidida pelo senador Paulo Paim (PT).

Durante a audiência Valdeci destacou a importância do carvão para a economia. “Temos uma mina que, em importância, é para o Rio Grande do Sul proporcional ao que o pré-sal é para o Brasil. Depois que conheci a realidade e criamos a Frente, me tornei um militante da causa. Lutamos para que o carvão não seja mais demonizado e sim aceito como alternativa econômica”, afirmou.

O deputado petista também destacou a reunião marcada para o dia 21 com o Ministro Lobão e toda a Comissão em defesa do Carvão. “Essa é uma luta pluripartidária. Tenho certeza de que com o apoio de todos e a liderança do senador Paulo Paim seremos vitoriosos nessa causa. Brasília tem que ouvir a batida dos nossos tambores”, concluiu.

Na atividade o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador (PT) falou que atualmente é possível trabalhar com o carvão sem oferecer riscos as pessoas e ao meio ambiente. “Em 5 anos em Candiota não foi constatado nenhum problema de saúde em criança ou idoso em virtude da queima do mineral. Não podemos prejudicar o desenvolvimento de toda uma região em virtude de uma visão distorcida”.

Na próxima quarta-feira (21), às 16h, a comitiva volta a Brasília para uma reunião com o ministro de Minas e Energias, Edson Lobão.

Texto:  Sarah Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário