quinta-feira, 25 de abril de 2013

Comitiva santa-mariense reivindica estudo sobre Hidrovia Ibicuí-Jacuí


A potencialidade da criação da Hidrovia Ibicuí-Jacuí, na região Central do Estado, poderá ser apontada pelo Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental (EVTA) que foi contratado pelo governo federal e que está sendo realizado nas bacias hidrográficas gaúchas. A informação foi confirmada, nesta quinta (25), durante audiência do presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm), Vilson Serro, do empresário santa-mariense Augusto Mânica, e do chefe de gabinete do deputado Valdeci Oliveira, Genil Pavan, com o presidente da Administração das Hidrovias do Sul (AHSUL), José Luiz de Azambuja. No encontro, a comitiva santa-mariense defendeu a criação da hidrovia, que interligaria os municípios de Cachoeira do Sul a Cacequi, como alternativa de desenvolvimento para o Estado. “Com esta ligação, poderíamos transportar cargas desde Uruguaiana até o Porto de Rio Grande com custos inferiores e sem congestionar as estradas”, explicou Serro.

Conforme Azambuja, o EVTA deverá ser concluído no final deste ano e vai indicar principalmente quais os tipos de cargas que teriam condições de serem transportadas nas bacias do Estado, entre eles na ligação Ibicuí-Jacuí. “ O EVTA não fará uma análise detalhada sobre esta hidrovia, mas dará elementos genéricos importantes para a análise da potencialidade da ligação. Se a viabilidade for apontada, aí posteriormente será necessário um levantamento mais específico com estudos geológicos e estudos a campo”, afirmou.

Azambuja pediu a comitiva santa-mariense que auxilie o estudo fornecendo dados e informações sobre a demanda existente na região Central para a utilização futura da hidrovia e também reforçando a mobilização política. “Isto é fundamental. Não adianta se fazer estudos e projetos, se não existir o interesse coletivo pelo aproveitamento deste modal”, explicou.

O presidente também confirmou que o transporte hidroviário tem como principal vantagem o custo. “Uma embarcação consome muito menos energia que os demais modais e transporta muito mais carga”, ressaltou.

No final da reunião, Serro e Mânica se comprometeram a fazer diversos contatos para levantar a demanda existente na região Central e nas regiões próximas para o transporte hidroviário. “Seria uma hidrovia fantástica para uma região altamente produtora”, lembrou Mânica. Já Pavan acrescentou que o tema tem apoio forte na Assembleia Legislativa e que o deputado Valdeci Oliveira, líder do governo no Parlamento, irá defender que as hidrovias tenham cada vez mais prioridade no sistema estadual de transporte.
Texto e foto: Tiago Machado

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