sexta-feira, 19 de abril de 2013

30 Horas da Enfermagem ganha força na Fronteira Oeste

A mobilização pela jornada de trabalho de 30 Horas semanais para a Enfermagem ganha cada vez mais apoiadores no Rio Grande do Sul. Nesta semana, foi a vez da Fronteira Oeste se engajar com força no movimento, a partir da audiência pública promovida pela Federação dos Empregados em Estabelecimentos e Serviços de Saúde (Fessers) e pelo Sindisaúde na Câmara Municipal de Alegrete na noite de quarta (17). Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa das 30 Horas na Assembleia Legislativa, o deputado Valdeci Oliveira (PT), participou do ato e pediu engajamento dos trabalhadores nesta causa. “A enfermagem é a maior categoria da saúde e a que menos condições de trabalho possui hoje. Isto é ruim para todo o setor e para a população que é atendida por trabalhadores sobrecarregados e estafados por uma jornada que muitas vezes é de 40 ou até 44 horas semanais”, disse Valdeci.

Durante a plenária, O vereador Zé Paulo (PT) anunciou que irá propor a criação da Frente Parlamentar Municipal em Defesa das 30 Horas. “A iniciativa do Zé Paulo reforça ainda mais a luta e isso é importante. Todos os municípios gaúchos podem e devem criar a sua frente, o seu espaço de mobilização para que juntos se conquiste avanços”, afirmou Valdeci. A audiência contou com a presença maciça de profissionais da enfermagem locais e de municípios vizinhos, além da direção  do Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs), do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN-RS), do Sindisaúde e da Feessers. 

A principal meta da Frente Parlamentar em Defesa da Enfermagem é garantir a aprovação do projeto 2295/2000, que tramita no Congresso Nacional há 13 anos e que prevê a regulamentação da jornada de trabalho semanal de 30 Horas para enfermeiros, técnicos e assistentes de enfermagem.


Texto: Tiago Machado 
Foto: Rômulo Vargas

Nenhum comentário:

Postar um comentário