sexta-feira, 13 de abril de 2012

Avança mobilização pela estrada Passo do Sobrado-Santa Cruz

 Cerca de 100 pessoas participaram da audiência pública promovida, nesta sexta (13), pela comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa em Passo do Sobrado, no Vale do Rio Pardo, e que debateu a infraestrutura regional.Pauta principal da audiência, a mobilização pela construção de uma nova estrada interligando Passo do Sobrado ao Distrito Industrial de Santa Cruz do Sul, via RS 405, ganhou força. O proponente da audiência, deputado Valdeci Oliveira (PT), líder do governo na Assembleia, disse que a demanda é regional. " É um projeto que beneficia todo o Vale do Rio Pardo e que desafoga a RST 287", disse.  Os deputados Heitor Schuch (PSB)  e Marcelo Moraes (PTB), que presidiu a audiência, também reforçaram o apoio à obra. A presidente do Corede do Vale do Rio Pardo, Mariza Christoff, pediu união de todos deputados em nome da viabilização do projeto.

Após a manifestação do público presente, o deputado Valdeci e o prefeito Caio Baierle fecharam a audiência anunciando os encaminhamentos. Valdeci disse que o próximo passo será formar uma comissão regional do Vale do Rio Pardo, integrada por prefeitos, vereadores e lideranças locais, e agendar uma reunião do grupo, em Porto Alegre, com o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, e a direção geral do DAER. "O fundamental agora é abrir o processo de estudos e levantamentos técnicos para definir o traçado e o projeto da obra. Depois vamos juntos em busca dos recursos necessários", disse Valdeci. O deputado esclareceu à comunidade que os avanços têm de ocorrer de forma gradual e sem ilusões. "Ninguém veio aqui dizer que a obra começará semana que vem. Sabemos que a prioridade no Estado é a pavimentação dos acessos municipais. Mas a obra aqui tem impacto regional e apoio de todas lideranças e da comunidade. Por isso temos que buscar viabilizá-la", concluiu.

O prefeito Baierle disse que a audiência pública encerrou um processo de discussão local e regional que acontece desde 2010. "O consenso da importância da estrada está estabelecido. Agora vamos articular a efetiva realização do projeto de forma coletiva e com auxílio de todas as forças políticas", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário