quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Valdeci homenageia os 70 anos da Cientec e destaca o carvão mineral

No período do Grande Expediente da sessão plenária dessa quarta-feira (12), o deputado Valdeci Oliveira (PT) prestou homenagem aos 70 anos da Fundação de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Cientec). Em seu pronunciamento, o deputado resgatou aspectos da história da instituição e destacou a importância atual e futura do trabalho da Fundação. “Ao longo de toda sua história de trabalho e projetos, a Cientec teve como foco principal a busca e a identificação de novas oportunidades de investimentos que pudessem ampliar ou complementar a matriz industrial do Estado”, avaliou.

Atualmente a Fundação realiza mais de 12 mil laudos por ano e conta com um cadastro de clientes de cerca de 9 mil empresas públicas e privadas, tendo atuado em grandes obras públicas como a Ponte Internacional Brasil-Paraguai (Ponte da Amizade), o Vão Móvel da Ponte do Guaíba, as torres de geração de energia eólica de Osório, o viaduto da Conceição, o prédio do Centro Administrativo do Estado, entre outras.


Como coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Carvão Mineral Gaúcho, Valdeci fez especial menção aos estudos da Cientec, promovidos desde a década de 1960, sobre as jazidas de carvão do Rio Grande do Sul e a minimização do impacto ambiental causado por essa fonte energética. “Sabemos que o carvão mineral ainda carrega rótulos que impedem a sua maior exploração. Este trabalho é fundamental para, gradativamente, derrubarmos este estigma e, assim, ampliarmos o desenvolvimento sustentável do Rio Grande e, principalmente, da Metade Sul Gaúcha, onde está localizada a região carbonífera e onde também está localizada as maiores carências econômicas e sociais do nosso Estado”, disse.

O deputado encerrou o pronunciamento estendendo sua homenagem aos servidores da fundação, que são, segundo ele, “o cérebro e a locomotiva desta instituição que completa 70 anos”. Valdeci destacou que, no ano passado, o governo do Estado contratou 39 servidores para repor o quadro por motivo de aposentadoria. Ainda segundo o parlamentar, está em debate a criação do Plano de Carreira dos Servidores da Cientec, como parte da política do governo Tarso Genro de retomar a valorização dos servidores públicos gaúchos.

A Cientec foi criada em dia 11 de dezembro de 1942, como Instituto Tecnológico do Rio Grande do Sul, para auxiliar, com tecnologia e pesquisa, os empreendimentos industriais gaúchos que se lançavam no mercado. Valdeci ressaltou que, 30 anos depois, em 1972, o órgão passou a ser uma fundação, com maior autonomia administrativa e maior infraestrutura. Nessa mesma década, em 1978, a Cientec recebeu o seu campus, localizado no Distrito Industrial de Cachoeirinha. O parlamentar registrou que são exemplos concretos do trabalho da Cientec a implantação de dois grandes complexos industriais, a Refinaria Alberto Pasqualini e o Polo Petroquímico de Triunfo.



Texto: Vanessa Canciam | Agência de Notícias da Assembleia e Tiago Dias | Gabinete Valdeci Oliveira
Foto: Gabriela Freitas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário