terça-feira, 28 de maio de 2013

Infraestrutura para a Copa 2014 é tema na CPI da Telefonia na AL-RS

Tiago Dias
Especial para Sul21













A Assembleia Legislativa realizou nesta segunda-feira (27) a quinta reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia. Os parlamentares registraram as correspondências recebidas de instituições e de vereadores de diversos municípios, solicitando providências da CPI e manifestando apoio ao trabalho dos deputados estaduais.

O titular da Secretaria Municipal Extraordinária para a Copa de 2014, João Bosco Vaz, prestou depoimento sobre as condições da Capital para o recebimento de turistas para o Mundial. Dentro do tema específico da CPI, Vaz comentou que será difícil para os cronistas esportivos transmitirem as informações. “Os repórteres não conseguem se conectar para enviar as matérias, fotos e informações para a redação ou para o estúdio. Isso precisa ser mudado”, disse.

Uma das preocupações do secretário é de não se ter condições de oferecer a transmissão de dados e o sinal de telefonia para os turistas e para os profissionais que trabalharão no Mundial. Ele citou a experiência da Copa de 2010. “Em uma pesquisa com 50 países após o Mundial, a África do Sul teve a questão da telefonia considerada boa. É um legado que fica. Um ano depois, estivemos no país e pudemos confirmar que funciona. Também queremos a qualidade do serviço. Para nós, a telecomunicação é um grande legado que precisa ficar pós-Copa do Mundo. Se nós não tivermos telecomunicação que funcione, nós vamos fazer fiasco na Copa do Mundo”, comenta Vaz.
CPI da Telefonia

O deputado Valdeci Oliveira (PT) alertou para o fato das propagandas serem diferentes do produto recebido pelo cidadão. “No comercial, os produtos são ilimitados, oferecem vantagens e muito mais, mas na realidade aparecem casos como falta do sinal, cobranças indevidas, pacotes de produtos e serviços não solicitados, entre outros exemplos”, comentou.

A CPI também registrou a chegada de correspondências para os parlamentares. Em um dos requerimentos, recebido pelo deputado Alexandre Postal (PMDB), a situação já havia sido resolvida um dia depois da entrega do abaixo-assinado no gabinete do parlamentar. As comunidades de São Jorge e de Guabiju, região nordeste do Estado, haviam requerido a intervenção da CPI para solucionar a falta de sinal nos municípios. A operadora que atende a região solucionou o problema localmente. “O papel da CPI já está surtindo efeito”, comentou Postal.

A CPI da Telefonia está agendando para ouvir representantes do Sintel, deputados federais que trabalham a temática na Câmara Federal e representantes da Anatel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário