quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Governo reafirma disponibilidade para construção do Centro de Hemodiálise na Região Centro Serra


A mobilização para criar um Centro de Terapia Renal Substitutiva (Centro de Hemodiálise) levou a Associação das Câmaras de Vereadores do Centro Serra ( ACV SERRA) a entregar uma moção ao secretário estadual de saúde, Ciro Simoni. O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), que agendou a audiência, acompanhou a comitiva.
No documento o grupo solicita que o centro de hemodiálise seja instalado na região Centro Serra e afirma que há pelos menos três hospitais capacitados para receber o Centro. Segundo o presidente da ACV, o vereador de Arroio do Tigre Vlademir Brixner, os municípios da região possuem um grande número de pessoas que fazem hemodiálise em Cachoeira do Sul. “ O custo para deslocar estes pacientes é alto, o Estado pode investir estes recursos para a construção de um centro que contemple esta Região. Queremos reforçar nosso pedido com este documento”, ressaltou.
O secretário Ciro Simoni afirmou que o existe um interesse do Governo em beneficiar esta região com um Centro de Hemodiálise. “ Este pedido está tramitando, porém, há entraves burocráticos que ainda temos que resolver. O governo do Estado está engajado nas tratativas para passar para o processo de contratualização. Não avaliamos apenas o custo em dinheiro, mas também o bem estar do paciente que precisa enfrentar horas de viagem para receber tratamento”, declarou o secretário. O deputado Valdeci reafirmou o compromisso do governo Tarso em descentralizar os atendimentos de alta complexidade dentro do Estado. “ Há um convencimento do governo que a saúde dos gaúchos deve ser vista como prioridade e a comunidade apoiou isto através do PPA.
Também participaram da reunião Silvio Antonio Baierle, vereador de Segredo; Dorvalino da Silveira, vereador de Arroio do Tigre; Delmar Schanne, vereador de Arroio do Tigre; Rudimar Folgiarini, secretário executivo da Câmara de Vereadores de Ibarama. (Texto: Rita Barchet / Foto: Christiano Ercolani)

Nenhum comentário:

Postar um comentário