terça-feira, 25 de junho de 2013

Frente da Ferrovia apresenta Carta de Santa Maria a Knijnick

A Frente Parlamentar Gaúcha em Defesa das Ferrovias se reuniu, nesta terça (25), com o secretário estadual de Desenvolvimento, Mauro Knijnick, para discutir a mobilização pela implantação da Ferrovia Norte-Sul no Estado. Membros da Frente, os deputado estaduais Valdeci Oliveira (PT) e Jorge Pozzobom (PSDB) entregaram a Knijnick uma cópia da Carta de Santa Maria, documento que foi elaborado e aprovado na audiência pública realizada em Santa Maria, no dia 14 de junho. Além de reivindicar que Santa Maria e a região Central estejam incluídas no traçado da Norte-Sul, a carta defende que o governo federal analise a possibilidade de construção de um ramal da nova ferrovia até Uruguaiana e a reativação, pela América Latina Logística (ALL), de todos os ramais concedidos à empresa e que se encontram inoperantes.

Além da carta, os nove deputados estaduais presentes, de diferentes partidos, solicitaram a Knijnick que viabilize uma reunião da Frente da Ferrovia com o ministro dos Transportes, César Borges. Na próxima sexta (28), o ministro tem agenda prevista em Porto Alegre, com o governador Tarso Genro, para tratar da Norte-Sul. “O secretário Knijnick se comprometeu em tratar dos temas que apresentamos  ao governador Tarso Genro. Os deputados, independente da questão partidária, estão mobilizados para que o transporte ferroviário seja retomado com força no Estado. A Norte-Sul é o caminho para isso”, destacou Valdeci.

No próximo dia 1º de julho, às 9h30min, em Santa Maria, Valdeci e o presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Bisogno, coordenarão o lançamento do Comitê Regional Permanente de Mobilização e Defesa da Ferrovia Norte-Sul, que vai ter como membros representantes de entidades empresariais, universidades, sindicatos e das prefeituras e câmaras municipais do Centro do Estado. 


Texto e foto: Tiago Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário