sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Fórum Social Temático 2012 conta com representações santa-marienses

Na próxima semana, de terça a domingo (24 a 29/1), ocorrem as atividades do Fórum Social Temático (FST) com o tema “Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental”. O evento, ligado ao Fórum Social Mundial, contará com atividades simultâneas em Porto Alegre e cidades da região Metropolitana. Representações de diferentes partes do país e do mundo estarão presentes nas atividades.  Santa Maria também marcará presença no evento, com a participação do deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), representantes de projetos como Esperança/Cooesperança, Catando Cidadania, Cooperativa Afro, Rede de Educação Cidadã, Brasil Local, Associação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Assintraf), entre outras entidades e associações.

Para Valdeci, as atividades representam a consolidação de uma idéia que começou a ser gestada em 2001. “Olívio Dutra e outros visionários ousaram fazer de Porto Alegre a primeira sede do Fórum Social Mundial. Apesar das críticas e das mudanças sofridas nesses 11 anos, a mobilização continua trazendo qualificados debates sobre formas alternativas de desenvolvimento econômico e social no planeta”, destaca.

Entre as atividades do Fórum destacam-se o lançamento do Ano Estadual da Agricultura Familiar e do Cooperativismo, no Palácio Piratini, a Feira Internacional de Economia Solidária e a instalação do Conselho Estadual de Economia Solidária. Além das presenças da presidente da República, Dilma Rousseff, e do presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, que estarão em Porto Alegre na quinta para participar de debates abertos.

O Parlamento Gaúcho, que se destacou pelos grandes debates de 2011, também estará de portas abertas para sediar mais de 80 atividades do FST, além de abrigar a central de imprensa. A programação completa pode ser conferida na página do Fórum www.fstematico2012.org.br.

O Fórum e a Economia Solidária no Estado

O cooperativismo e a Economia Solidária serão temas muito presentes nessa edição do Fórum Social Temático.  Na programação, por exemplo, estão os “Debates Preparatórios ao 5º encontro Latino Americano e Caribe de Economia Solidária e Comércio Justo na Rio+20”, na quarta-feira (25), às 9h, na UFRGS. Ainda na quarta, ocorre a oficina “Economia Solidária e Economia Feminista”, às 13h, também na UFRGS; e a oficina de Artesanato, às 13h30, em Novo Hamburgo.

Já na quinta-feira (26) ocorrem os lançamentos da campanha pela Lei da Economia Solidária, às 9h, na UFRGS e, das Bases de Serviço de Comercialização da Economia Solidária, às 13h, na Usina do Gasômetro. Também estão previstas para sexta-feira outras atividades relacionadas ao tema.

A coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, Irmã Lourdes Dill destaca a instalação do Conselho Estadual de Economia Solidária, que ocorre no Palácio Piratini, com horário previsto para as 15h, como um grande avanço para o setor no Rio Grande do Sul. “Teremos uma representação de Santa Maria no Conselho Estadual e com isso garantimos nossa participação em todas as instâncias, pois já estamos presentes no Conselhos Municipal e Federal. Isso contribuiu com o acesso e a troca de informações”, conclui”.

Sarah Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário