terça-feira, 28 de junho de 2011

Frente Parlamentar do Carvão gaúcho recebe o apoio do Estado

O governador Tarso Genro recebeu secretários, deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores envolvidos na mobilização pelo aproveitamento das jazidas gaúchas de carvão mineral, em seu gabinete, no Palácio Piratini, na noite desta segunda-feira (27). Tarso ouviu o resultado das audiências públicas realizadas pela Frente Parlamentar em Defesa do Aproveitamento do Carvão Mineral Gaúcho, que é coordenada pelos deputados estaduais Valdeci Oliveira (PT) e Luiz Fernando Schimidt (PT).
Valdeci relatou ao governador que a exploração do carvão gaúcho, além de ser a melhor alternativa para atender a demanda energética do Estado, é também uma injeção de recursos nos cofres do governo. “As empresas de mineração pretendem investir cerca de 7,5 bilhões comprando nosso carvão. Nossas reservas são tão grandes que podem abastecer o Estado por 500 anos, é um verdadeiro manancial de possibilidades,” afirmou o deputado.
O secretário de Infraestrutura, Beto Albuquerque, disse que o governo do Estado tem manifestado preocupação e interesse por essa matriz energética, que é um incremento orçamentário forte para o Rio Grande do Sul. “Atualmente importamos energia de outros estados, com a exploração do carvão gaúcho esse valor ficará dentro do Rio Grande do Sul e ainda teremos a possibilidade de ser independentes na geração de energia. O carvão produz 30% da energia primária do planeta, é uma realidade mundial, no Brasil que esta questão ainda precisa ser desenvolvida,” conclui o secretário.
Tarso Genro disse que vai avaliar os documentos que serão encaminhados ao governo pela Frente Parlamentar e pela Companhia de Geração Térmica de Energia (CGTE) que apresentam levantamentos econômicos, sociais e ambientais. “Depois que eu estiver de posse desses dados iremos articular com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, uma agenda com a presidenta Dilma para colocarmos o carvão gaúcho no Leilão de Contratação de Energia Proveniente de Novos Empreendimentos ( Leilão A-5) ”, afirmou o governador.
Também estiveram presentes na reunião os deputados federais Afonso Hamm (PP), Ronaldo Zulke (PT) e Paulo Pimenta (PT); o secretário estadual de Agricultura, Luiz Fernando Mainardi; o presidente da CRM, Elifas Simas; o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Candiota, Juliano Lazzare Côrrea; o presidente do Associação Brasileira do Carvão Mineral, Fernando Luiz Zancan.

Texto Rita Barchet MTB 15415
Foto: Christiano Ercolani

Nenhum comentário:

Postar um comentário