quarta-feira, 22 de junho de 2011

Agentes comunitários ganham apoio da Assembleia


Proposta pelo deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), ocorreu nesta quarta-feira (22) uma Audiência Pública que discutiu alternativas para a normatização nas contratações dos agentes comunitários de saúde no Estado. A atividade reuniu pessoas de todo o Rio Grande do Sul e lotou a sala Sarmento Leite, da Assembleia Legislativa. Para abrigar todos os interessados, foi necessária a instalação de um telão em outro espaço com a transmissão da Audiência.
Na abertura, Valdeci leu um documento, assinado pelo promotor de justiça do Ministério Público de Santa Maria, João Marcos Adede y Castro, declarando que, devidamente comprovada, é possível caracterizar como processo público a seleção dos agentes comunitários de saúde realizada antes da lei 11.350/2006, a qual exige concurso público de provas e títulos para a contratação desses profissionais
O deputado petista afirmou que essa discussão é fundamental e que não se pode ignorar o trabalho de muitos anos dos agentes de saúde. “Não podemos perder cerca de 11 mil pessoas que contribuem com a Saúde da Família, função esta que tem ajudado, entre outras coisas, a diminuir as filas nos hospitais e postos de saúde”. Valdeci também relatou a situação de Santa Maria. “Quando fui prefeito, com a ajuda do trabalho dos agentes comunitários, conseguimos reduzir consideravelmente os índices de mortalidade infantil da cidade”, exemplificou.
O auditor do Tribunal de Contas do Estado (TCE) presente, Paulo Luiz Squeff Conceição,  aconselhou que uma nova discussão seja realizada junto ao Tribunal de Contas. “Nada está fechado, o que existe é um processo que foi finalizado com um parecer, mas a executoriedade ainda pode ser debatida”, concluiu.
Após mais de duas horas de discussões, ficou acordado que será marcada uma reunião de trabalho junto ao Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público Estadual, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público de Contas, Federação das Associações dos Municípios do RS (Famurs) e Associação dos Secretários e Dirigentes Municipais de Saúde (Assedisa), na busca de uma solução para os agentes. “Essa reunião nos dará mais tempo para criarmos alternativas completas e seguras para resolver a situação dos profissionais”, concluiu Vadeci.
Além de diversos agentes de saúde, a audiência pública de hoje contou com a presença da presidente do Sindicato dos agentes comunitários de Saúde (Sindacs), Josiane Rodrigues de Oliveira; da procuradora do Ministério Público do Trabalho, Juliana Hölle Pereira; do auditor público externo do TCE, Paulo Luiz Squeff Conceição; da especialista em saúde da Secretaria Estadual da Saúde, Carla Cristiane Freire Correa; do secretario adjunto municipal da Saúde de Porto Alegre, Marcelo Bósio e do coordenador de atenção básica à saúde da família, Carlos Pilz. Também estiveram presentes, o vereador de Porto Alegre, Toni Proença (PPS); a vereadora de Quaraí, Izar Pereira (PMDB); e o vereador de São Borja, Farelo Almeida (PDT).

Um comentário:

  1. EU AMO SANTA

    Santa Maria é o centro geográfico do RS -localizado no Arenal no distrito do
    passo do verde-distante 500m da BR 392(SM/São Sepé) Long 53 graus 46´02,01"W E Lat 29 graus 51'02,48"



    http://www.santamariatur.com.br/localizacao.htm









    ARTIGO SEGUNDO DA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL



    Mantem-se o atual território do municipio ,sendo passíveis de alteração,DESDE QUE fiquem preservadas a continuidade e a unidade histórico-culturais dos ambientes urbano e rural…

    As leis que tratam emancipação também mencionam unidade histórico-culturais dos ambientes urbano e rural

    Os vereadores e prefeito de caxias do sul , conseguiram derrubar a emancipação de Ana rech.

    Também ocorreu o mesmo no distrito de lomba grande ,pertencente a Novo hamburgo.Ambos os casos parecidos com o que está ocorrendo agora em nossa cidade.


    Este blog tem por objetivo unir a população e politicos sérios de santa maria em prol da não emancipação de pains,passo do verde e santa flora pois:

    Fere o principio de manter unidade historico cultural de Santa maria que não seria mais a cidade coração do rio grande do sul,pois o centro do estado é uma area situada no distrito de passo do verde.

    o distrito de pains é coberto em mais de 80 % de seu territorio ,de linha de ônibus urbanas que em caso de se separar de santa maria essas linhas virariam intermunicipais e trariam prejuizos para a população.e sua distancia em relação ao centro de santa maria não justifica sua separação.
    O bairro passo das tropas ,area servida por onibus urbano ,deixaria de pertencer a santa maria ,cúmulo do ridiculo pois fica a menos de 30 minutos do centro de santa maria .

    Caso parecido com Ana Rech (caxias do sul) e Lomba grande (Novo Hamburgo);




    1-Pare e pense :




    Criou-se ilusão de criar uma cidade em santa flora ou passo do verde quando o que se quer é transforma-los em distrito de pains.





    A época de sua emancipação ,os emancipacionistas de várias localidades iludem prometendo maravilhas do dia para noite mas que não acontece como prometido por eles. o acesso asfaltico e etc...Mas são mais de 140 municipios no estado que não possuem acesso asfáltico.


    Você sabia ?



    Você sabia que em nenhum dos municipios emancipados de santa maria possuem pronto atendimento (PA municipal) e que em caso de urgência a população destes municipio procuram o PA municipal de Santa maria ou da UFSM.
    Que nenhum municipio emancipado possuem sequer um único médico especialista em cardilogogia,pneumologia,endocrino,infcto,uro,serviços de rx e etc...e se fazem passar por santa marienses para conseguir atendimento?
    e esse é um dos fatores do caos a mais de 20 anos em santa maria ,pois atendemos mais 14 mil habitantes sem ganhar nada por isso.

    E por falar em caxias do sul voçê sabia que em mais de 40 anos não perdeu nenhum distrito e que é a cidade que mais se desenvolve no RS.
    O exemplo de Ana Rech está ai.Os politicos de Caxias do sul pensam na cidade acima de interesses particulares.


    Para finalizar
    Precisamos desenvolver ainda mais a maior cidade da região central do estado
    SANTA MARIA e para isso temos que ser unidos como Caxias do sul.



    Vamos unir Santa maria independente de partido politico ,(até porque PMDB está governando o pais junto com o PT) pois não é nos dividindo que iremos
    alcançar o desenvolvimento para todos os 261 mil santa marienses .


    http://unidosporsantamaria.blogspot.com/2011/06/nao-emancipacao-de-pains-anexando-passo.html

    ResponderExcluir