segunda-feira, 22 de julho de 2013
Comitê fará levantamento do potencial ferroviário da região
Foi lançado nesta sexta-feira (19), no gabinete da presidência da Câmara de Vereadores de Santa Maria, o Comitê Regional Permanente de Mobilização e Defesa da Ferrovia Norte-Sul. Promovido pelo deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) e pelo presidente da Câmara, vereador Marcelo Zappe Bisogno (PDT), o ato contou com a participação de empresários, representantes de Câmaras e prefeituras da região, além de entidades ligadas ao setor ferroviário.
Segundo Bisogno, a criação do comitê visa ampliar a mobilização local e regional dentro do processo de definição do traçado da ferrovia, que irá interligar o Pará ao Rio Grande do Sul. “Queremos estar presentes na discussão e demonstrar nosso interesse para que o traçado passe por Santa Maria, trazendo desenvolvimento para a região central”.
Os participantes definiram o papel de cada entidade dentro do comitê e os próximos passos para articular a inclusão da cidade no traçado da ferrovia. O grupo vai realizar o levantamento de dados técnicos, econômicos, políticos e históricos sobre a região. Depois, um documento com as informações será entregue à Valec Ferrovias - empresa pública responsável pela infraestrutura ferroviária do país - para embasar o Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental (EVTA) que está sendo realizado para definir o traçado da ferrovia no trajeto entre Chapecó e o Porto de Rio Grande. “Queremos mostrar que a região tem muito mais que um passado identificado com os trens. Somos um corredor para o Mercosul e estamos localizados na Metade Sul, parte do Rio Grande que mais carece de investimentos e apoio”, afirmou o deputado Valdeci Oliveira.
O Comitê Regional Permanente de Mobilização e Defesa da Ferrovia Norte-Sul se reunirá novamente no dia 5 de agosto, às 10h, na Câmara de Vereadores. Também participaram da reunião desta sexta o prefeito de Dilermando de Aguiar, Jaime Lima, o vereador Luciano Guerra, (PT), o secretário de município de Controle e Mobilidade Urbana, Miguel Passini, o presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacism), Luiz Fernando Pacheco, o presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm), Vilson Serro, o representante do Sindicato dos Ferroviários, Múcio Nunes, o secretário de Indústria e Comércio de Cachoeira do Sul, Ivan Jacques Peixe, entre outros.
Texto: Cristian Cunha/Tiago Machado
Foto: Christiano Ercolani
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário