segunda-feira, 12 de março de 2012

Estado anuncia obras na região Centro

A aguardada obra de asfaltamento da ERS-516, que liga os municípios de Santa Maria e São Martinho da Serra, vai começar com um ano de antecedência. A garantia foi dada à comunidade, nesta segunda (12), pelo secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, em visita ao município junto com o líder do governo na Assembleia, deputado Valdeci Oliveira, e o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Fabiano Pereira. O anúncio ocorreu em audiência do trio de autoridades com o prefeito de São Martinho, Gilson de Almeida (PP), secretários e vereadores. “Dada a necessidade da obra, a luta da comunidade e o esforço das autoridades locais vamos antecipar o calendário e passar a obra do lote de 2014 para 2013. O Rio Grande tem uma dívida com a população de São Martinho que trabalha e produz mesmo com as condições adversas e com a poeira e vai saldá-la”, disse o secretário sendo imediatamente aplaudido.

Antes de fazer o anúncio na Prefeitura, Beto, Valdeci e Fabiano percorreram a ERS-516 e conversaram com os moradores da localidade de Santa Terezinha, distrito de Santo Antão em Santa Maria, sobre a viabilidade do traçado da obra de asfaltamento passar pelo local. Beto ficou bem impressionado com a alternativa. “A princípio acredito que seja ate mais viável tecnicamente. Vamos estudar com a equipe técnica isso, mas há possibilidade”, disse ele.  O secretário deixou São Martinho rumo a Ivorá sob foguetório e uma comemoração intensa protagonizada por moradores e estudantes locais. “O Governo do Estado veio aqui para firmar compromissos com a comunidade e não meramente fazer promessas”, ressaltou Valdeci no seu pronunciamento.

Quarta Colônia – Em Ivorá, em ato realizado no Clube União, Beto, Valdeci e Fabiano foram recepcionados pelo prefeito Fernando Marin (PT), que também recebeu uma boa notícia do secretário: o lote 2 da obra da ERS 348, entre Ivorá e São João do Polêsine, previsto para começar no segundo semestre terá inicio em maio. A ordem do secretário foi dada em público para os técnicos do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).   Beto também  vistoriou o trecho da 348, entre Val de Serra e Ivorá, cuja obrade pavimentação  teve início ano passado e estava incluída no lote 1 de obras do governo do Estado.
Depois de Ivorá, Beto vistoriou a obra da ERS-149, que liga Nova Palma a Pinhal Grande e garantiu a prioridade da obra. Na última agenda na região Central, Beto foi a São João do Polêsine confirmar a antecipação do asfaltamento do trecho entre a RS-348, entre o município e Ivorá, e receber a reivindicação da estrada de acesso a Vale Vêneto, a qual será estudada, feita pela prefeita Denise Milanesi (PP).

Santa Maria – Na primeira agenda feita hoje na região, às 9h, em Santa Maria, Beto e os técnicos do DAER apresentaram o projeto de duplicação da RS-509, Faixa Velha de Camobi, para a diretoria da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacism), empresários,  vereadores e autoridades santa-marienses. O secretário disse que o serviço começará no segundo semestre e a previsão de término é de oito meses após o início. Os 4,53 km que serão duplicados, entre o Trevo do Castelinho e a Igreja do Amaral, terão viaduto, rotatória e oito passagens para travessia de pedestres.

Balanço – O deputado Valdeci Oliveira comemorou a agenda do secretário Beto Albuquerque na região Central. Para o deputado, foram anúncios e confirmações de peso que mexem com a economia local. “É uma nova região Central que começa a surgir em termos de desenvolvimento. Com as rodovias  149 e 348 asfaltadas, a obra entre São Martinho e Santa Maria e mais a duplicação da 509 ficará muito mais fácil atrair investimentos e empreendimentos. A postura do Beto também é elogiável. Veio com dados e informações concretas na mão realçando a postura e o compromisso do governador Tarso Genro de não iludir as comunidades e de fortalecer o desenvolvimento regional”, resumiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário