terça-feira, 2 de agosto de 2011

Valdeci participa do 1º Manifesto Regional Pró-Carvão


O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) recebeu em seu gabinete na Assembleia Legislativa uma comitiva da cidade de Candiota, na manhã desta terça – feira(2). O grupo formado por inúmeros vereadores e do prefeito e do vice – prefeito municipal, Luiz Carlos Folador e Paulo Brum respectivamente, convidou o deputado para participar do 1º Manifesto Regional Pró – Carvão. A atividade ocorre na próxima segunda-feira (8), em Candiota, a partir das 14h.
Valdeci, que é coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Carvão Mineral Gaúcho, confirmou a presença no evento e ressaltou a importância da exploração do minério. “As empresas de mineração pretendem investir cerca de 7,5 bilhões comprando nosso carvão. Nossas reservas são tão grandes que podem abastecer o Estado por 500 anos, é um verdadeiro manancial de possibilidades”, contou o deputado.
O ato pretende mobilizar a população de toda a região Sul do país a favor da inclusão do carvão mineral nos leilões de energia A-5, que devem ocorrer em dezembro de 2011. Os leilões dão aos vencedores a outorga de concessão de uso do bem público, destinada a produção independente de energia. Nas últimas edições (2009 e 2011) foram contratadas apenas energias geradas por fontes hídricas.Além disso, o Manifesto quer desmistificar o carvão como um “vilão” ambiental. Atualmente existem técnicas que permitem a utilização do mineral, atendendo todos os padrões ambientais exigidos.
Segundo a organização do evento, está prevista a participação de 3 mil pessoas de mais de 15 cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
(Texto e foto: Rita Barchet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário