segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Luta pelo carvão ganha unidade dos Estado da Região Sul


A mobilização para a exploração do carvão gaúcho atravessou as fronteiras do Estado e ganhou unidade no Fórum Industrial Parlamentar Sul, que ocorreu na última sexta-feira (12), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis. A “Carta de Florianópolis”, redigida com o apoio dos parlamentares e presidentes das Federações das Indústrias dos Estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, além de prefeitos, vereadores e lideranças de trabalhadores dos três estados do sul do país, foi a principal ação resultante do ato em defesa do carvão mineral. O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT- RS), coordenador da frente parlamentar em defesa do carvão mineral esteve presente no ato e representou a Assembleia gaúcha.

O grupo definiu que o próximo passo para acelerar a viabilização da entrada do carvão das jazidas gaúchas, catarinense e paranaense nos leilões A-5 é uma audiência com a presidenta Dilma Rousseff. “É uma oportunidade excelente para a mobilização política em torno de um bem importante da região sul do país. Acredito que a soma dos esforços dos setores políticos e empresariais vai facilitar a tomada de decisões da nossa presidenta”, declarou Valdeci.

Segundo secretário-executivo do Ministério das Minas e Energia, Márcio Zimmermann, a mobilização pode ter um retorno positivo. “É possível o governo federal se sensibilizar e garantir o leilão A-5 para as usinas de carvão mineral nacional que já tem licença ambiental”, afirmou.

Para o presidente do Fórum Parlamentar de Santa Catarina em Defesa do Carvão Mineral, deputado Valmir Comin (PP - SC), o país não pode se dar ao luxo de desprezar uma fonte energética. “Esta fonte de energia precisa ter a sua importância reconhecida pelo Governo para ganhar legitimidade. Temos investidores, solucionamos as questões ambientais, mas o carvão precisa ser incluído nos leilões da Eletrobras e passar a integrar o sistema”, defendeu o deputado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário