terça-feira, 15 de março de 2011

Estado anuncia reestruturação da Corsan e esgoto de Camobi



O governo do Estado apresentou, nesta segunda (14), ao prefeito Cezar Schirmer uma proposta de melhoria e reestruturação dos serviços da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) em Santa Maria. Na audiência, realizada no final da manhã no Centro Administrativo, estiveram presentes o secretário estadual de Habitação, Marcel Frison, o diretor- presidente da Corsan, Arnaldo Dutra, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT-RS) e o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS).
As reclamações sobre os serviços da Corsan em Santa Maria são de longa data. Com a possibilidade de rompimento do contrato entre a prefeitura municipal e a Companhia de Saneamento, os deputados Valdeci Oliveira e Paulo Pimenta agendaram a audiência entre o prefeito e os representantes do governo do Estado.
Schirmer relatou sua preocupação com os serviços prestados nos últimos anos pela Corsan. “Eu sei o que significa para a cidade romper com a Corsan, mas, mesmo assim vou arriscar se a Companhia não apresentar propostas imediatas,” declarou o prefeito, que agradeceu a iniciativa dos deputados.
Valdeci, que foi prefeito de Santa Maria por oito anos, disse que a situação realmente não é boa, mas, atualmente o estado vive uma nova realidade nas políticas de saneamento. “ A Corsan presta um serviço de má qualidade porque foi praticamente abandonada e sucateada pelas últimas gestões. O governador Tarso Genro determinou a retomada de investimentos na Corsan, estamos vivenciando um novo formato gerenciamento as políticas públicas,” declarou. O secretário Marcel Frison confirmou a afirmação de Valdeci relatando que o governo do Estado investirá 300 milhões na Corsan. “Grande parte deste valor, que virá do BNDES, será investido em Santa Maria. Temos a convicção de que ou a Corsan muda ou ela morre", disse o secretário.
Arnaldo Dutra, diretor- presidente da Corsan, apresentou ao prefeito um relatório de ações a curto prazo para o município. “A nossa proposta é ouvir os prefeitos de todo estado, verificar a relação dos principais problemas de cada um e as possíveis soluções destes. Estamos cientes que em Santa Maria a Corsan não tem comprido o contrato de forma adequada, mas, estamos aqui para firmar o compromisso de melhorar este contexto” ressaltou Dutra. Valdeci, Pimenta e Schirmer relataram a Dutra que a cidade tem problemas específicos que devem ser sanados com urgência e que medidas paliativas não trarão resultado esperado pela comunidade.
A Corsan entregará o novo projeto à Santa Maria em 15 dias. Para os deputados e o prefeito da cidade o plano de ações deve contemplar a pavimentação adequada das vias após os consertos, serviço de atendimento ao cliente por telefone, agilidade nos serviços e adequação do abastecimento em todas as localidades do município.

Camobi
Durante a audiência, o secretário estadual de Habitação, Marcel Frison, confirmou uma notícia que todos moradores de Camobi desejam ouvir há muitos anos. “Estou me comprometendo aqui que o bairro de Camobi terá rede de esgoto e estação de tratamento. Ocuparemos os recursos investidos pelo governo do Estado na Corsan para executarmos esta obra,” afirmou Frison. O secretário ainda disse que no final de 2012 a obra estará começando. O ex-prefeito de Santa Maria, Valdeci Oliveira, disse que essa notícia trará melhorias significantes para a cidade. “Camobi é um bairro de fundamental importância para Santa Maria. Lá esta a Universidade Federal, o Hospital Universitário, a Base Aérea e grandes empresas. Será um acontecimento que fortalecerá o município,”afirmou o deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário