terça-feira, 29 de março de 2011
Valeu Guerreiro Zé
quarta-feira, 23 de março de 2011
Vereadores de Passo do Sobrado discutem produção de fumo com Valdeci
Antes do encontro com o governador, os vereadores conversaram com Valdeci e expuseram suas reivindicações sobre o assunto. As novas regras proíbem a exposição do cigarro em estabelecimentos de venda e a adição de substâncias, como açucares e aromatizantes, que tornam os produtos derivados do tabaco mais atrativos. Segundo eles, as medidas da Anvisa geram prejuízos diretos a base econômica dos municípios.
Texto e foto: Sarah Souza
terça-feira, 22 de março de 2011
Valdeci apoia CPI dos Pardais
Bancada
A Bancada do PT anunciou, na tarde desta terça-feira (22), que apoiará a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar irregularidades no Daer. Os petistas querem ampliar o foco da investigação e ampliá-la para além das denúncias envolvendo a contratação de empresas para instalação de pardais e lombadas eletrônicas.
sexta-feira, 18 de março de 2011
Valdeci debate desenvolvimento de São Borja
Valdeci colocou que seu mandato estará permanentemente à disposição das 28 entidades que participaram da atividade e da cidade como um todo. Ele reafirmou que diversas vezes estará na cidade e na região para acompanhar de perto as demandas da comunidade. "A sociedade não suporta mais os candidatos Copa do Mundo que só aparecem de quatro em quatro anos. Eu vim aqui na campanha e estarei aqui também durante todo meu mandato. Isto é um compromisso público que firmo com a comunidade de São Borja", ressaltou Valdeci.
Valdeci segue sua maratona de agendas pelo interior de Estado
A primeira cidade será São Borja, onde o deputado participa de uma audiência pública na Câmara de Vereadores para discutir o desenvolvimento local. Logo depois o petista segue para São Nicolau para reunir-se com a comissão de organização do 2º Fórum Estadual de Águas e 3º Seminário de pesca, que ocorrerá em outubro deste ano. No sábado, Valdeci parte para São Luiz Gonzaga onde participará de um debate sobre a revitalização e organização da Universidade Estadual (UERGS), com professores, alunos e autoridades locais. O rodeio crioulo de São Pedro do Butiá também não ficará de fora da agenda do deputado, que faz questão de prestigiar o evento. Entre- Ijuis será a última cidade do roteiro, onde Valdeci chega no domingo.
quarta-feira, 16 de março de 2011
Valdeci acompanha aprovação de projetos do Executivo
O Parlamento aprovou o projeto do Governo do Estado que dispõe sobre a transferência do Programa Estadual de Proteção, Auxílio e Assistência a Testemunhas Ameaçadas – PROTEGE - da Secretaria de Segurança Pública para a Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos. Também foi aceito o projeto que institui o Sistema Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, incluindo também o Conselho Estadual e o Fundo Estadual sobre Drogas. Ambos são da secretaria, cujo titular, é o santa-mariense Fabiano Pereira. Valdeci, que havia se reunido com Fabiano no dia anterior à votação, declarou estar satisfeito. “São dois projetos importantes para segurança pública do Estado. Transferir os bens do tráfico em prol do combate as drogas é uma maneira de mostrar como vamos atuar nesta luta. O serviço de proteção e assistência para as testemunhas é outra pauta muito importante para a segurança dos gaúcho,” declarou Valdeci.
Valdeci busca solução para assentados de São Gabriel e Santa Margarida
Valdeci relatou a Ramos que visitou os assentamentos de Santa Margarida do Sul e de São Gabriel durante seu roteiro pelo interior do Estado no último final de semana. Ele ficou preocupado com a situação das mais de 200 famílias que ocupam o assentamento Novo Horizonte em Santa Margarida e que sofrem com problemas de infraestrutura e de abastecimento de água. “ Nos reunimos com o presidente do acampamento, Clesio Brasil, e ouvimos suas reivindicações. Acredito que todas elas são legítimas. Sem a estrutura necessária, os agricultores não tem como produzir,” afirmou. Sobre o assentamento Batovi, de São Gabriel, Valdeci também informou que os agricultores têm os mesmos problemas em relação ao abastecimento de água.
Ramos afirmou que o Incra dará um atenção especial para os assentamentos de Santa Margarida e São Gabriel. “Vamos unir forças e trabalhar junto com Governo Federal. Estes assentamentos já estão nos blocos de projetos do Incra, agora precisamos adequar a realidade destas famílias ao programas do Ministério do Desenvolvimento Agrário” afirmou Ramos.
Valdeci entrega mais de mil donativos a atingidos pela enchente
terça-feira, 15 de março de 2011
Valdeci e Fabiano discutem projeto que reverte bens do tráfico
Titular da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, o deputado estadual Valdeci Oliveira, tem realizado debates sobre o impacto do uso de entorpecentes na sociedade gaúcha. Em virtude desta temática o petista se reuniu, na manhã desta terça (15), com o secretário estadual de Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira. Para Valdeci o uso de drogas, em especial o crack, é um problema de saúde pública e afeta diferentes esferas da sociedade. “Além encerrar a juventude de muitos gaúchos, as drogas acarretam problemas de saúde que atingem profundamente a economia do Estado,” contou o deputado. O secretário Fabiano Pereira, que acompanha a questão, encaminhou ao Parlamento o projeto Sistema Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas. O projeto prevê a reversão dos bens apreendidos junto aos traficantes de entorpecentes em prol da sociedade. Valdeci disse que apoia a iniciativa e irá trabalhar pela sua aprovação nesta semana na Assembleia. “ Melhor do que deixar veículos, celulares e outros equipamentos apreendidos com os traficantes mofando é transferí-los justamente para as forças que combatem estes criminosos", ressalta Valdeci.
Valdeci e Fabiano também dialogaram sobre o programa PROTEGE, outro projeto de lei encaminhado pelo Governo do Estado à Assembleia. O programa prevê a ampliação da assistência às testemunhas de crimes que correm risco de morte. "Não basta proteger estas pessoas, é preciso dar condições a elas terem atuação profissional, viverem em comunidade e terem assistência psicológica", afirmou Valdeci.
A votação dos projetos do Executivo ocorrerá nesta quarta (16) e podem se estender também para quinta (17). Nestes dois dias, deverão ser votadas 29 matérias pelos deputados gaúchos.
Estado anuncia reestruturação da Corsan e esgoto de Camobi
O governo do Estado apresentou, nesta segunda (14), ao prefeito Cezar Schirmer uma proposta de melhoria e reestruturação dos serviços da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) em Santa Maria. Na audiência, realizada no final da manhã no Centro Administrativo, estiveram presentes o secretário estadual de Habitação, Marcel Frison, o diretor- presidente da Corsan, Arnaldo Dutra, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT-RS) e o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS).
As reclamações sobre os serviços da Corsan em Santa Maria são de longa data. Com a possibilidade de rompimento do contrato entre a prefeitura municipal e a Companhia de Saneamento, os deputados Valdeci Oliveira e Paulo Pimenta agendaram a audiência entre o prefeito e os representantes do governo do Estado.
Schirmer relatou sua preocupação com os serviços prestados nos últimos anos pela Corsan. “Eu sei o que significa para a cidade romper com a Corsan, mas, mesmo assim vou arriscar se a Companhia não apresentar propostas imediatas,” declarou o prefeito, que agradeceu a iniciativa dos deputados.
Valdeci, que foi prefeito de Santa Maria por oito anos, disse que a situação realmente não é boa, mas, atualmente o estado vive uma nova realidade nas políticas de saneamento. “ A Corsan presta um serviço de má qualidade porque foi praticamente abandonada e sucateada pelas últimas gestões. O governador Tarso Genro determinou a retomada de investimentos na Corsan, estamos vivenciando um novo formato gerenciamento as políticas públicas,” declarou. O secretário Marcel Frison confirmou a afirmação de Valdeci relatando que o governo do Estado investirá 300 milhões na Corsan. “Grande parte deste valor, que virá do BNDES, será investido em Santa Maria. Temos a convicção de que ou a Corsan muda ou ela morre", disse o secretário.
Arnaldo Dutra, diretor- presidente da Corsan, apresentou ao prefeito um relatório de ações a curto prazo para o município. “A nossa proposta é ouvir os prefeitos de todo estado, verificar a relação dos principais problemas de cada um e as possíveis soluções destes. Estamos cientes que em Santa Maria a Corsan não tem comprido o contrato de forma adequada, mas, estamos aqui para firmar o compromisso de melhorar este contexto” ressaltou Dutra. Valdeci, Pimenta e Schirmer relataram a Dutra que a cidade tem problemas específicos que devem ser sanados com urgência e que medidas paliativas não trarão resultado esperado pela comunidade.
A Corsan entregará o novo projeto à Santa Maria em 15 dias. Para os deputados e o prefeito da cidade o plano de ações deve contemplar a pavimentação adequada das vias após os consertos, serviço de atendimento ao cliente por telefone, agilidade nos serviços e adequação do abastecimento em todas as localidades do município.
Camobi
Durante a audiência, o secretário estadual de Habitação, Marcel Frison, confirmou uma notícia que todos moradores de Camobi desejam ouvir há muitos anos. “Estou me comprometendo aqui que o bairro de Camobi terá rede de esgoto e estação de tratamento. Ocuparemos os recursos investidos pelo governo do Estado na Corsan para executarmos esta obra,” afirmou Frison. O secretário ainda disse que no final de 2012 a obra estará começando. O ex-prefeito de Santa Maria, Valdeci Oliveira, disse que essa notícia trará melhorias significantes para a cidade. “Camobi é um bairro de fundamental importância para Santa Maria. Lá esta a Universidade Federal, o Hospital Universitário, a Base Aérea e grandes empresas. Será um acontecimento que fortalecerá o município,”afirmou o deputado.
sexta-feira, 11 de março de 2011
Valdeci recolhe donativos para desabrigados da Região Sul
Valdeci pede que a população santa-mariense doe roupas, alimentos não perecíveis, produtos de higiene e água para ajudar vítimas das tragédia. “Numa situação dessas precisamos nos dar as mãos. São gaúchos e gaúchas sem casa e sem comida. O momento é de tristeza absoluta, mas também deve ser de solidariedade,” afirmou o deputado. Tudo que for arrecadado pelo escritório regional do deputado será entregue no posto de coleta da Assembleia Legislativa, o qual funciona desde a tarde de quinta (10).
Posto de coleta
Onde: Venâncio Aires, 1962, sala 01 – Santa Maria
Horário: Segunda à sexta-feira : 8h30 às 12h - 14h às 18h / Sábado: 9h às 12h
Donativos: Roupas, alimentos não perecíveis, produtos de higiene e água
Valdeci e Pimenta acompanham reunião sobre Corsan em Santa Maria
Diversas autoridades locais e estaduais se encontrarão em Santa Maria na próxima segunda (14) para discutir a situação do abastecimento de água e do saneamento local e também os serviços prestados pela Companhia Riograndense de Abastecimento (Corsan). Articuladores da reunião, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT – RS) e o deputado federal Paulo Pimenta (PT – RS), acompanharão o encontro entre o Secretário Estadual de Habitação, Marcelo Frison, o presidente da Corsan, Arnaldo Dutra, e o prefeito municipal Cezar Schirmer. A agenda está marcada para ás 11h no Centro Administrativo Municipal.
Durante a audiência serão discutidas formas de melhorar o serviço prestado pela Companhia na cidade. “O governador disse publicamente que quer reestruturar e reorganizar a Corsan para prestar um serviço de qualidade para os gaúchos. Nesta linha, procuramos o secretário e o presidente da companhia para discutir a situação de Santa Maria, onde no momento há muitas reclamações justas. Nós vamos conversar com o prefeito para apresentar esta iniciativa e conversar sobre a meta de melhorar a prestação do serviço para a cidade. Nós somos defensores da água pública”, enfatiza Valdeci .
terça-feira, 8 de março de 2011
Coral de catadores emociona 34ª Romaria da Terra
O grupo se apresentou a tarde e cantou diversas músicas que retratam a luta por igualdade social e cidadania. A qualidade da apresentação e a simplicidade dos integrantes emocionou o público presente. O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT – RS), que participou de toda romaria, ao lado do Governador do Estado, Tarso Genro, e do ex-governador Olívio Dutra, não escondeu a satisfação em ver o Catando se apresentando em um evento da dimensão da Romaria da Terra. “ Tive a alegria de como prefeito ser um grande apoiador da criação desse coral, que no início sofreu com o preconceito. Mas é como diz a própria Irmã Lourdes Dill: gente pequena, fazendo coisas pequenas, em lugares pequenos, transformarão o mundo” afirmou ele que não faltou nenhuma edição da Romaria da Terra.
O Catando Cidadania integra o Projeto Esperança/Cooesperança da Diocese de Santa Maria. A coordenadora do Esperança/Cooesperança, Irmã Lourdes Dill, também acompanhou a romaria e a apresentação do Coral. “ Estas famílias tiveram a oportunidade de recuperar a auto estima e de se sentirem valorizados através desta oportunidade de inclusão", destacou ela. (Texto: Rita Barchet/ Foto: Luciano Guerra).
Valdeci homenageia Dia da Mulher no Calçadão
No sábado de tarde, ele também foi a Nova Palma, na Quarta Colônia, e participou do Encontro Regional das Mulheres Trabalhadoras Rurais. O evento reuniu mais de 200 mulheres. Nesta terça (8), participa da Romaria da Terra em Candiota junto com o Governador do Estado, Tarso Genro.
terça-feira, 1 de março de 2011
Banrisul de Santa Maria tem superintendente definido
O nome do novo superintendente regional do Banco Banrisul em Santa Maria está definido: é Dinei Faller, 55 anos, bacharel em Direito formado pela Universidade Federal de Santa Maria. Faller está no Banrisul há 37 anos e atuou em diferentes agências dentro do município. O nome foi confirmado no cargo hoje pela direção do Banrisul. Na final da manhã desta terça (01) , ele visitou o deputado Valdeci Oliveira (PT), que defendeu a sua indicação junto ao Governo do Estado pela sua capacidade técnica:" seguramente o Banrisul está bem representado na região central. Dinei Faller tem sua competência e profissionalismo comprovados”, disse o deputado. (Texto e foto: Rita Barchet)
Valdeci quer fortalecer Rodacine em Santa Maria
O Projeto Rodacine, iniciativa do Governo do Estado, Instituto Estadual do Cinema (IECINE) e Fundacine e que exibe produções do cinema nacional em municípios gaúchos que não possuem cinema, está completando 10 anos de atividades. A comemoração oficial da data aconteceu na noite de segunda (28) na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre. O deputado Valdeci Oliveira (PT) prestigiou o evento a convite do diretor do Iecine, Luiz Alberto Cassol e assistiu o longa metragem “Em teu nome” ao lado do presidente da Assembléia Legislativa, Adão Villaverde e do secretário de Cultura, Luiz Antônio Assis Brasil.
Após o ato, Valdeci já começou a tratar da possibilidade de fortalecer a atuação do projeto em Santa Maria apesar da cidade possuir cinemas. Conforme o deputado, o fato de Santa Maria promover o Festival Santa Maria Vídeo e Cinema ( SMVC) e de ser pólo de produção audiovisual e de cineclubes justifica a presença maciça do Rodacine na cidade. Atualmente, a ação já é desenvolvida no município durante o SMVC, a ideia é ampliar ainda mais o trabalho: “ queremos o Rodacine mais vezes na cidade. Vamos trabalhar para levar o projeto para os bairros e vilas e aumentar a presença dele durante o SMVC, que é um festival nacional. Santa Maria é o segundo pólo audiovisual do estado. Credenciais não faltam para nós", afirmou o deputado.
Nos próximos dias Valdeci vai tratar especificamente do tema com o diretor do Iecine, Luiz Alberto Cassol, que também é natural de Santa Maria e já demonstrou apoio a ação: “somos favoráveis a esta iniciativa e agora vamos discutir formas de viabilizar isso”, disse Cassol.
Comitiva santa-mariense presente - Durante a tarde de segunda (28), uma comitiva de profissionais de audiovisual de Santa Maria esteve presente na capital do estado para divulgar sua produção. O grupo visitou o gabinete do deputado Valdeci Oliveira e também foi recebido pelo presidente da Assembléia, Adão Villaverde. A comitiva foi integrada por Luiz Alberto Cassol, diretor da Iecine; Clayton Coelho, representante da Federação dos Cineclubes do Rio Grande do Sul; Airton Amaral, diretor da TV comunitária Santa Maria; Marcos Borba, representante da TV OVO; Ricardo Ritzel, jornalista e produtor de audiovisual; Franciele Rebelatto, representante do Fórum Entre Fronteras; Luiz Carlos Grassi, presidente da Estação Cinema e Fernando Vieira, cinegrafista da Paz Produtora. O grupo apresentou os trabalhos que vem realizando no setor e pediu que os incentivos e apoios do setor devem ser descentralizados e investidos no interior do estado. (Texto e foto: Rita Barchet)
Olavo Bilac vai ganhar reforma
Reivindicação antiga de alunos, professores e funcionários, a reforma de parte da estrutura da Escola Olavo Bilac vai sair do papel. Na noite de segunda (28) o Secretário Estadual de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Luiz Carlos Busato, assinou a ordem de serviço acompanhado do deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) e dos vereadores Luiz Carlos Fort (PT) e Helen Cabral (PT). A obra contempla o calçamento das ruas que contornam o colégio, a reconstrução dos muros, o concerto do telhado anexo, das calhas, do salão de eventos, da quadra de esportes e a execução de acessibilidade para cadeirantes. A reforma está orçada em R$ 164.387,43. O deputado e ex- prefeito de Santa Maria, Valdeci Oliveira, afirma que o colégio Olavo Bilac faz parte da história da cidade e deve ser preservado: “ Olavo Bilac é uma das maiores escolas do município e há anos participa na formação educacional de muitas pessoas, inclusive do governador Tarso Genro, que também estudou nesta escola,” declarou.
Para Isabel Cristina Gomes, auxiliar administrativa da secretaria pedagógica da escola, a reforma da quadra de esportes trará além melhorias na prática de atividades físicas, segurança para os alunos: “ Há mais de cinco anos a quadra apresenta buracos e outros defeitos que colocam as crianças em risco. É uma obra muito importante,” afirmou a funcionária.
O Instituto de Estadual de EducaçãoOlavo Bilac tem atualmente cerca de 1.900 alunos divididos entre a pré – escola, o ensino fundamental, o ensino médio regular, o ensino médio normal (magistério), e o Ensino para Jovens e Adultos (EJA).