sexta-feira, 29 de abril de 2011

Tarso recebe comitiva santa-mariense e sinaliza duplicação da Faixa Velha

A mobilização pela duplicação da RS-509, a Faixa Velha de Camobi, reuniu hoje em Porto Alegre a diretoria da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), uma comitiva de empresários santa-marienses e o Governador Tarso Genro (PT). Acompanhados do deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), que agendou e articulou o encontro, as lideranças empresariais foram recebidas pelo governador com um almoço no Galpão Crioulo. Após a refeição , o presidente da Cacism, Paulo Ceccim, apresentou a Tarso governador o projeto de duplicação da rodovia e um vídeo mostrando as dificuldades que os motoristas enfrentam diariamente em determinados trechos da estrada. “ Na verdade, o projeto prevê uma triplicação da rodovia, já que serão três vias no sentido centro/bairros e três no sentido bairro/centro. O governo do Estado sempre sinalizou para a realização desta obra, mas, queremos saber se há viabilidade concentra dela sair do papel. Sabemos das dificuldades do Estado em fazer toda a obra e acreditamos que ela pode ser feita desmembradamente, o contemplaria as necessidades da comunidade e os recursos do governo” declarou Ceccim.



O governador Tarso Genro afirmou que a proposta é sólida em relação ao ponto de vista dos interesses de Santa Maria. “ Já mandei fazer um estudo detalhado deste novo projeto e ele tem grande possibilidades ser executado. O projeto já foi entregue ao secretário de planejamento João Motta para verificar se há possibilidade de enquadrar a obra nos financiamentos que o governo vai receber este ano”, confirmou Tarso.
O deputado Valdeci saudou à disposição do Executivo com o projeto. “ Esta comitiva veio até aqui apresentar algumas soluções de problemas que inviabilizam o desenvolvimento do município. Ficamos contentes com a abertura do governo do Estado em ouvir as reivindicações da nossa cidade”, declarou Valdeci.

Interiorização
Na reunião-almoço, também foi discutida a inteorização do governo do Estado, que acontece no dia 13 de maio em Santa Maria. “Vamos falar sobre temas determinantes para o município como a Corsan. Estamos trabalhando e mobilizando grande investimentos para o funcionamento integral e de qualidade da Companhia na cidade. A Corsan não pode perder Santa Maria, são cidades rentáveis que como ela que mantém a companhia. No dia da inteorização vamos firmar este compromisso, incluindo o esgoto de Camobi. Não vamos instalar o governo em Santa Maria para anunciar obras ou fazer promessas, vamos para lá construir soluções para o desenvolvimento da cidade”, afirmou Tarso.

Miséria
O Programa de Combate a Miséria Extrema foi outro tema debatido na reunião. “Estamos com toda a estrutura pronta para executar o programa, só estamos esperando a presidenta Dilma lançá-lo oficialmente. Santa Maria tem pelo menos duas comunidades em situação preocupante que devem ser contemplada por este programa”, afirmou o governador.

Além de Valdeci, também estiveram presentes no encontro o secretário estadual da Justiça e Diretos Humanos, Fabiano Pereira; o deputado federal, Paulo Pimenta; o deputado estadual Jorge Pozzobom, Ademir José da Costa, vice-presidente Cacism; José Lima, presidente do CDL; Paulo Brondani, presidente SINDISAMA; Luiz Fernando do Couto Pacheco, presidente Sinduscon; Leandro Custódio, diretor da CACISM; Julio Rasquin , presidente do Escritório da cidade; Paulo Denardin, vereador; e os empresários Hélio Amaral Cortel, Vilmar Colpo, Rodrigo Décimo, Francisco Back e Juliana Kumpel Jornada.








Matéria e foto: Rita Barchet

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Artigo do deputado - Parlamento comprometido com a inclusão

Como é bonito se falar e se discursar sobre a palavra da moda em nossa sociedade que é o termo inclusão. Nos discursos de autoridades e até mesmo no papo do dia-dia, a inclusão aparece em diversos momentos e sob os mais variados aspectos. Não que seja irrelevante falar sobre a inclusão. Longe disso, mas muito mais relevante é praticar a inclusão de forma concreta.
Por isso, é importante saudar e apoiar uma iniciativa prática tomada nesta semana pela Assembleia Legislativa, em conjunto com o Governo do Estado por meio da Fundação Estadual de Políticas Públicas para Pessoas Portadores de Deficiências e Altas Habilidades (Faders). Juntas, estas instituições assinaram um convênio de cooperação para realizar ações, programas e projetos em apoio as pessoas portadores de qualquer deficiência.
No mesmo momento, foi lançada a Campanha Assembleia Inclusiva, que visa tornar o Parlamento Gaúcho um espaço público acessível a todos os gaúchos de fato, inclusive para aqueles que usam cadeiras de roda, muletas, que não enxergam, que não ouvem ou que mesmo devido a idade ou a alguma doença tem dificuldade de locomoção. E o interessante é que o ato não ficou só nos discursos. Na cerimônia, foi lançada uma cartilha com dicas de convivência com as pessoas que possuem deficiência, seja física, psicossocial, visual, auditiva, intelectual ou múltipla. É um material simples, mas muito rico em informações. Foi preparado por servidores da Assembleia com deficiência e explica coisas básicas mas que no cotidiano muitas vezes não são reparadas. Por exemplo: uma pessoa que tem perda total da visão deve ser chamado de “cego ou cega” ou “pessoa cega”. Eles não gostam de serem denominados como “deficientes visuais”. Já pessoas que têm baixa visão preferem ser chamadas de “pessoas com deficiência visual” e não “pessoas cegas”. Outra noção importante: ao interagirmos com um cadeirante, temos de levar em conta que a cedeira de rodas é parte do espaço corporal da pessoa. Então, jamais devemos se apoiar na cadeira ou, pior, pendurar objetos como bolsas ou casacos nela. A cadeira é de uso próprio da pessoa que a utiliza.
Pois todo este conjunto de informações contido na cartilha será remetido a partir de agora para todos os gabinetes e setores da Assembleia e, via Faders, também será enviado a instituições de todo Estado que trabalham com pessoas com deficiência. Mas este foi só o primeiro passo prático da Campanha Assembleia Inclusiva. A meta é a médio e curto prazo tornar o Legislativo Gaúcho um espaço adequado arquitetonicamente e socialmente para receber a todos. Por isso, serão realizadas projetos, campanhas permanentes de conscientização e capacitação dos servidores. Em breve, se tudo o que está planejado na campanha tiver êxito na sua execução, um cadeirante ou um cego terá orgulho de entrar na Assembleia Legislativa e não enfrentar obstáculos no seu caminho.

Valdeci Oliveira, deputado estadual (PT)

Valdeci recebe vereadores santa-marienses


O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) recebeu em seu gabinete os vereadores santa-marienses Jorge Trindade “Jorjão” (PT) e Isaias Romero (PMDB), no final da manhã desta quinta (28). Além de uma visita de cortesia, os parlamentares vieram conhecer as ações do deputado estadual e discutir projetos para cidade.
O vereador Jorjão entregou o abaixo assinado da Escola Estadual Professora Naura Teixeira Pinheiro, no bairro Camobi, que solicita uma quadra de esportes coberta para as práticas esportivas e eventos da instituição. Valdeci afirmou que encaminhará o documento à Secretaria Estadual de Educação, aos cuidado de secretário José Clóvis Azevedo. Romero elogiou a atuação de ex prefeito de Santa Maria como deputado e agradeceu o empenho dele pela cidade. (Texto e foto: Rita Barchet)

Assembleia e Estado firmam convênio para apoiar inclusão


O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) participou, no final da manhã desta quarta (27), da assinatura do termo de cooperação técnica para promover no Estado ações direcionadas às pessoas com deficiência. O convênio foi assinado entre a Assembleia Legislativa e o Governo do Estado, por meio da Fundação de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência e Altas Habilidades (Faders). O presidente do Parlamento, Adão Villaverde (PT), quer reforçar a ideia de tornar a Assembleia um modelo de instituição pública inclusiva, através de ações permanentes. O termo foi firmado no Salão Julio de Castilhos, no Palácio Farroupilha.
Os participantes do evento receberam uma cartilha explicativa da campanha AL Inclusiva - A Casa do Povo é de TODOS os Gaúchos. Nela, o Parlamento aborda desde o respeito às diversidades até as terminologias que devem ser, tudo para estabelecer uma boa convivência entre as pessoas com e sem deficiências. A campanha tem o objetivo de realizar atividades, produzir materiais e implementar políticas permanentes de inclusão da pessoa com deficiência para os funcionários e para quem frequenta o Parlamento.
Valdeci apoiou a iniciativa da Assembleia e parabenizou o presidente Adão Villaverde. “ A cada dia da nova gestão o Parlamento se torna novamente a casa do povo. A inclusão deve ser total no nosso Estado e isso se viabiliza com ações práticas e concretas como esta, ressaltou o deputado. (Texto e foto: Rita Barchet)

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Valdeci coordena evento sobre Combate ao Crack

O deputado Valdeci Oliveira (PT) é um dos coordenadores de mobilização do debate que será realizado, no próximo dia 29 de abril, sobre o Combate ao Crack. O evento, que acontecerá no plenário do Parlamento Gaúcho e faz parte do Projeto Destinos e Ações para o Rio Grande, contará com a presença confirmada do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Na tarde de quarta-feira (13), o presidente da Assembleia, Adão Villaverde, chamou Valdeci, e os deputados Mano Changes (PP), Catarina Paladini (PSB) e Miki Breier (PSB) para participar de uma reunião preparatória ao evento, que também contou com a presença do coordenador estadual da Central Única de Favelas (CUFA), Manoel Soares. No dia 29, em Porto Alegre, o ministro vai apresentar o programa federal de Combate ao Crack e às drogas. " A mobilização contra o crack e as drogas deve ser permanente. A intenção do Parlamento será unir o Rio Grande e o Brasil nesta luta árdua, mas que tem que ser vitoriosa a favor da sociedade", disse Valdeci.

Valdeci dialoga sobre desenvolvimento rural e pesquisa


O deputado Valdeci Oliveira visitou, no final da manhã desta quarta (13), o diretor- presidente da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Danilo Rheinheimer. O petista colocou seu gabinete à disposição da Fundação e ressaltou a importância da instituição para o crescimento do Estado. “As pesquisas que a Fepagro desenvolve abrangem todas as áreas do setor agropecuário, esta produção de conhecimento, tecnologias e serviços é fundamental para aquecer a economia do Estado”, declarou o deputado. Rheinheimer agradeceu a visita de cortesia e disse que é ótimo saber que a Fepagro pode contar com a experiência política de Valdeci.

São Gabriel O deputado Valdeci entregou ao diretor-presidente da Fepagro, Danilo Rheinheimer a solicitação da comunidade gabrielense reivindicando o melhor aproveitamento da área da Fepagro no município. Rheinheimer salientou o envolvimento do parlamentar e disse analisará a questão.

"Em cachorro morto não se dá pontapé”

Esta foi a frase do deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), na sessão plenária desta terça (12), em resposta às críticas da oposição aos 100 dias do governo Tarso. Na oportunidade, Valdeci relembrou uma frase usada muitas vezes por seu falecido avô. O petista foi o último a se manifestar na tribuna e defendeu a atuação do governo do Estado neste primeiro trimestre. “Temos motivos para comemorar, não só eu, mas 80% da população gaúcha que aprova o governo Tarso, segundo pesquisa realizada. E 75% dos gaúchos acreditam que este governos será melhor que o anterior”, afirmou Valdeci. O deputado ainda declarou que as demonstrações de preocupação da oposição sinalizam que o governo do Estado está no rumo certo. “ Se a oposição está perdendo o sono é porque o governo está no caminho correto. Eles sabem que o governo Tarso, ao modelo dos oitos anos do governo Lula, vai mudar radicalmente o Rio Grande do Sul para melhor”, declarou o Valdeci.(Texto: Rita Barchet)

terça-feira, 12 de abril de 2011

Estado anuncia asfaltamentos prioritários e Região Central contemplada

O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), titular da Comissão de Assuntos Municipais do Parlamento, participou da audiência pública com o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, na manhã desta terça (12), na Assembleia Legislativa. A comissão se reuniu com secretário para tratar do andamento das obras de acesso asfáltico no interior do Estado.

O secretário relatou que o Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (DAER) fez um levantamento que aponta que 105 cidades gaúchas ainda não possuem acesso asfaltico. O secretário ainda afirmou que o governo do Estado, a partir deste estudo, tem a meta de zerar este índice até o fim da gestão do governador Tarso Genro. “Vamos eleger critérios para traçar nossas prioridades. As primeiras obras a serem executadas serão as de pequenos trechos, as obras que têm mais de 45% do projeto já executado e também será levado em conta a tempo de execução da obra”, disse. Beto Albuquerque também relembrou que muitas obras no Estado tem mais de 20 anos e que o Governo Tarso pretende investir e concluir as reformas e melhorias nas vias estaduais. “Quando gastamos pouco em muitas estradas não conseguimos terminá-las. Precisamos gastar com obras que terão conclusão. O Rio Grande do Sul tem o histórico de não terminar suas obras. Isto tem que mudar e vai mudar a partir de agora”, afirmou.


Entre as estradas listadas pela secretaria de Infraestrutura e Logística que receberão asfalto de forma prioritária estão RS-400 em Lagoa Bonita do Sul, a a RS-348 em Ivorá, a RS-516 em São Martinho da Serra, a RS –149 em Pinhal Grande, a RS – 805 em Jari e Toropi e a RS –524 em Quevedos. Valdeci comemorou a presença das estradas da região Central na lista de obras mais urgentes, mas afirma que isto é apenas o começo. “No momento o DAER e o governo do Estado estão planejando coerentemente os investimentos e as estradas que receberam as obras no primeiro momento. O nosso mandato vai acompanhar muito de perto o andamento dessas obras para que não exista mais município gaúcho sem asfalto depois dos quatro anos deste governo", declarou o deputado.

Além do secretário Beto Albuquerque, também estiveram presentes na audiência pública o presidente da Famurs, Vilmar Perin Zanchin, prefeitos e vereadores gaúchos.

Texto e foto: Rita Barchet

domingo, 10 de abril de 2011

Santa-mariense assume coordenadoria regional da Secretaria estadual de Desenvolvimento Rural




Durante o 1º Seminário Estadual do mandato do deputado Valdeci Oliveira (PT), realizado neste domingo (10), em Santa Maria, o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, empossou o engenheiro agrônomo Alcione Piasentin Claro como titular da coordenadoria regional do Departamento de Infraestrutura e Irrigação do Estado. Claro, que atualmente é presidente da Cooperativa Central de Desenvolvimento Rural (Coopercedro) e também atou na Secretaria de Desenvolvimento Rural de Santa Maria na gestão do então prefeito Valdeci. “Alcione trabalhou conosco na prefeitura e sempre exerceu suas funções com competência e empenho. Será mais um grande desafio que com certeza ele irá cumprir”, disse o deputado. Claro relatou que intermediará as reivindicações dos municípios da Região Central junto ao governo estadual. “Trabalharemos junto aos municípios gaúchos no crescimento rural do nosso Estado” afirmou Alcione. (Texto: Rita Barchet / foto: Sarah Souza)

Seminário de Valdeci discute empreendedorismo, gestão de imagem e desenvolvimento

O 1º Seminário Estadual do Mandato do deputado Valdeci Oliveira (PT) reuniu cerca de 200 pessoas no Instituto São José, em Santa Maria, neste domingo (10). O petista reuniu lideranças regionais, apoiadores e a assessoria para planejar os quatro anos da sua atividade na Assembleia Legislativa e para debater a realidade do Rio Grande.

A primeira etapa do Seminário foi composta por palestras sobre empreendedorismo, gestão de imagem e desenvolvimento do Estado. O secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, o empresário e professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Carlinhos Costa Beber, e o diretor geral da Secretaria Estadual de Comunicação, Luciano Ribas, foram os palestrantes do evento. À tarde, foi dedicada para dinâmicas em grupo que envolveram todos os participantes e discutiram a construção do mandato.

Valdeci destacou a importância da atividade para a sequência do seu trabalho no Parlamento. “Nestes quatro anos de mandato manteremos as portas abertas para ouvir as pessoas que acreditaram no nosso projeto. Queremos construir um mandato universalista sempre pautado pelos interesses da sociedade gaúcha, mas, sem descuidar dos nossos compromissos de campanha” relatou o deputado.

Texto e foto: Rita Barchet

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Valdeci faz seminário estadual neste final de semana

O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) vai dedicar o próximo domingo (10) para planejar o seu mandato parlamentar junto com lideranças e apoiadores de todo o Estado. O evento (ver programação abaixo) terá as palestras do Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Ivar Pavan, do empresário e professor da UFSM, Carlinhos Costa Beber, e do diretor geral da Secretaria Estadual de Comunicação, Luciano Ribas. O seminário acontecerá no Seminário São José, no Bairro Dom Antônio Reis.“ Nosso mandato tem como prioridade zero ouvir muito as pessoas e fazer construções coletivas. Nada melhor que um seminário estadual para qualificarmos continuamente a nossa ação parlamentar ”, declarou o deputado.

PROGRAMAÇÃO

8:30 – credenciamento
9:00 – Abertura
9:30 - Sr. Carlinhos Costa Beber – Empresário/Professor do Curso de Economia da Universidade Federal de Santa Maria.
10:30 – Intervalo
10:45 - Sr. Luciano Ribas – Publicitário/Diretor Geral da Secretaria de Comunicação do Estado/RS.
11:20 - Sr. Ivar Pavan – Secretário De Desenvolvimento Rural Do Estado/RS.
11:50 - Manifestações do Plenário.
12:30 – Almoço
13:30 – Encaminhamentos E Subsídios Para Os Trabalhos Em Grupo.
14:00 - Trabalhos em Grupo.
15:00 – Apresentação dos Relatórios dos Trabalhos em Grupo.
16:00 - Encerramento

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Arroz e feijão no Palácio Piratini

Valdeci Oliveira participou do “Almoço do Feijão”, realizado nesta quarta (6) no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, com o governador Tarso Genro e os prefeitos da Região Centro Serra. A confraternização foi oferecida pelo chefe do executivo estadual em cortesia por sua ausência na 14ª Festa Estadual do Feijão, que ocorreu entre os dias 30 de março e 3 de abril, no município de Sobradinho. Durante o almoço os representantes da Associação dos Produtores de Feijão (Aprofeijão) apresentaram o programa Arroz com Feijão, O Sabor do Brasil, lançado durante a 14ª Festa Estadual do Feijão, ao governador Tarso Genro. “Queremos aumentar o consumo e a qualidade na produção destes dois produtos. Além de serem corretamente nutritivos para consumo, são dois impulsionadores da nossa economia. Arroz e feijão é a combinação perfeita para o desenvolvimento da nossa região”, afirmou o presidente da Aprofeijão, Tarcísio Cereta.

O governador Tarso Genro colocou a secretarias do governo a disposição dos municípios e disse que apoia as ações do Programa. “O que buscamos é que a recuperação da cultura do arroz, que já viemos incentivando, venha conjugado com o feijão, revitalizando toda a base produtiva local e histórica de nosso Estado. Nesse sentido, é fundamental a organização dos produtores e de toda a cadeia”.

O deputado Valdeci Oliveira salientou que investimentos devem ser empregados neste nos setores agrícolas principalmente no área de infraestrutura. “ Durante minha campanha e nos meus roteiros de final de semana passo por muito municípios gaúchos e reclamação que mais escuto dos produtores agrícolas é a falta de água. Acredito que o governo estadual posso lançar, a exemplo do governo Federal que criou o Luz para Todos, o programa água para todos, para impulsionar o setor agrícola do nosso Estado” declarou Valdeci. O almoço servido no encontro teve com cardápio principal arroz e feijão, produzidos no Rio Grande do Sul. Também estiveram presentes na confraternização o secretários estaduais Luis Fernado Mainardi, Estilac Xavier, Ivar Pavan e Vera Spolidoro.


Texto: Rita Barchet Foto: Christiano Ercolani

terça-feira, 5 de abril de 2011

Assembleia aprova o mínimo regional

A Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade, na tarde desta terça (5), o aumento de 11,6% proposto pelo governo do Estado para o mínimo regional. O índice corresponde ao maior reajuste já concedido desde que o instrumento foi criado em 2001. O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) comemorou a decisão do Parlamento. “Estou feliz de estar aqui, presente na discussão deste importante avanço dos movimentos sindicais. Nós que também viemos dos movimentos sociais sabemos o quanto este tipo de negociação já foi difícil. Mas, hoje é possível que os sindicalistas entrem pela porta da frente do Piratini e sejam recebidos pelo governador do Estado para discutirem juntos os índices de reajustes”, afirmou o deputado que já foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santa Maria e membro da direção da Central Única dos Trabalhadores (CUT-RS).

Valdeci falou que o valor ainda não é o ideal, mas que representa uma valorização da categoria. “ Foi uma vitória dos trabalhadores gaúchos, do governo e da sociedade. O governador Tarso Genro sinaliza para uma valorização gradual do mínimo regional durante a sua gestão, o que confere responsabilidade e planejamento a esta negociação. Foi a vitória do dialogo” declarou o deputado.

(Texto: Rita Barchet)

Nova Santa Marta terá ensino médio

Uma das principais reivindicações da comunidade do bairro Nova Santa Marta de Santa Maria será atendida pelo Governo do Estado. Em uma reunião na noite da última segunda (4), com representantes da 8ª Coordenadioria Regional de Educação (8ª CRE), o deputado Valdeci Oliveira recebeu a confirmação de que a Escola Estadual de Ensino Fundamental Santa Marta terá ensino médio a partir do ano letivo de 2012. A informação foi garantida pela coordenadora da 8ª CRE, Celita da Silva, no encontro, que também contou professores e alunos da instituição. "As crianças daqui tinham que sair do bairro e procurar escolas longe de casa pode poder dar continuidade ao seus estudos. Este drama agora terá fim. Temos que agradecer o empenho do Valdeci nesta luta", disse Celita.

O ensino médio na escola Nova Santa Marta iniciará no ano que vem e tem previsão atender cerca de 200 alunos inicialmente. Para receber os novos estudantes, a escola precisará ser ampliada e passar por algumas reformas nos próximos meses.

A confirmação do ensino médio foi muito comemorada pelo deputado, que na campanha eleitoral se comprometeu em ajudar na solução do problema. “Há mais de 10 anos ouço a reivindicação dos moradores da Nova Santa Marta para ter o ensino médio e finalmente este dia tão esperado chegou. O Governo anterior havia se comprometido com esta implantação, mas infelizmente não conseguiu realizar. O governador Tarso Genro assumiu e demonstrando compromisso com a educação viabiliza isso que para os moradores da Santa Marta é uma conquista fundamental”, declarou Valdeci. O deputado ainda aconselhou os membros presentes na reunião a formarem uma comissão e entregarem um documento ao Governador Tarso Genro solicitando a reforma da escola. “A inteorização do governo do Estado ocorre dia 13 de maio. Este será um bom momento para Santa Maria falar ao governador do Estado as suas necessidades”, afirmou Josielen Pereira, aluna da Nova Santa Marta, relata que o ensino médio na sua escola mudará a realidade da comunidade. “

Muitos dos alunos que terminam o ensino fundamental precisam ir para o Centro fazer o ensino médio e não conseguem se adaptar. Outros não têm nem dinheiro para passagem e a maioria acaba largando os estudos. Com o ensino médio dentro da nossa escola muitos alunos vão voltar a estudar e outros não vão mais abandonar” concluiu a aluna. (Texto: Rita Barchet / Foto: Christiano Ercolani)